Evento
Quando o tema é a vida selvagem temos tendência a pensar em grandes ecossistemas naturais, como a selva, onde os animais de grande porte vivem em liberdade. Na realidade, a vida selvagem, que se refere a animais e plantas que vivem livremente no meio ambiente, está também presente na cidade.
Nas cidades a vida selvagem prolifera sobretudo nos espaços verdes e por isso a Estrutura Ecológica da Cidade do Porto pretende dotar a Cidade de uma infraestrutura verde que constitua um instrumento eficaz para promover a adaptação do território municipal às alterações climáticas, criando condições para que os espaços verdes possam evoluir para um modelo simultaneamente interessante para a biodiversidade e para o uso humano.
O exemplo mais recente é a abertura da primeira fase do Parque da Alameda de Cartes, na freguesia de Campanhã e inserido no projeto URBiNat, que veio facilitar a ligação pedonal e ciclável para quem frequenta os bairros do Falcão, do Cerco e do Lagarteiro, a Escola do Falcão, o Campo de Campanhã, a Piscina de Cartes ou mesmo a Horta das Oliveiras.