Evento
Hoje é o Dia Mundial da Eficiência Energética. A eficiência energética diz respeito à utilização e gestão consciente e responsável dos recursos energéticos, assegurando o maior aproveitamento possível da energia, ou seja, obter o máximo de resultados com o menor consumo de energia possível.
Melhorar a eficiência energética implica reduzir ao mínimo todas as perdas no decorrer dos processos energéticos e, por conseguinte, todos os impactos negativos que estão associados ao consumo, extração e processamento de novos recursos. Assim, atuar de uma forma consciente e positiva sobre a eficiência energética permite-nos manter o conforto enquanto poupamos energia, preservando os recursos e assegurando que o consumo energético tem sempre um fim útil.
A eficiência energética e a transição energética são temáticas complementares que, quando combinadas, maximizam todos os benefícios de sustentabilidade a nível de neutralidade carbónica, combate às alterações climáticas, independência energética, poupanças económicas individuais e nacionais, bem como proteção dos recursos do planeta ou seja, permitem aproveitar da forma mais eficiente a energia produzida a partir de fontes renováveis e não poluentes.
São várias as medidas que podemos adotar para aumentar a eficiência energética em vários aspetos do nosso dia-a-dia e a boa notícia é que todas nos permitem poupar dinheiro. A etiqueta energética, por exemplo, é uma ferramenta que permite ao consumidor consultar o desempenho energético de um equipamento, dando a possibilidade de selecionar a opção mais eficiente de modo consciente e informado. A etiqueta energética é comum em toda a União Europeia e tem informação sobre a classe de eficiência energética do equipamento, a marca ou fornecedor do equipamento, o modelo e o consumo anual de energia em kWh, entre outos aspetos.
Para além da eficiência energética dos equipamentos, os próprios edifícios podem ser mais ou menos eficientes do ponto de vista energético e essa diferença tem um grande impacto no valor que é despendido anualmente na climatização das habitações. Se tem dúvidas sobre como implementar medidas de melhoria da eficiência energética na sua habitação ou empresa, o Porto Energy Hub, é um serviço de balcão único, disponível no Gabinete do Munícipe e coordenado pela AdEPorto, para prestar apoio em projetos de eficiência energética e energias renováveis no Município do Porto.