Evento
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaca a importância da inclusão social e económica das pessoas com deficiência, alertando para as barreiras físicas, sociais e culturais que ainda persistem, promovendo a compreensão das questões relacionadas com a deficiência e mobilizando esforços para garantir a dignidade, os direitos e o bem-estar destas pessoas em todos os aspetos da vida.
No município do Porto, diversidade, equidade e inclusão são palavras-chave na promoção da inserção de profissionais com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho. Através do projeto molDAR – Projeto para Inclusão Sócio Profissional de Pessoas com Diagnóstico e Perfis Intermédios, é possível capacitar pessoas com deficiência que não se enquadram nas respostas sociais tipificadas e que por diversas razões, não conseguem plena integração social e profissional na comunidade.
No âmbito deste projeto, foram acolhidos 3 participantes, com formação prévia em jardinagem, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência em contexto real de trabalho, nas Hortas Pedagógicas dos Centros de Educação para a Sustentabilidade do Covelo e do Núcleo Rural.
Também através do programa “(D) de Eficiência”, que já vai na sua 6ª edição, se pretende valorizar e promover as competências de empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, através da sua capacitação e do desenvolvimento das suas competências.
O Programa Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade 2024/25 continua a sua aposta na oferta de atividades com conteúdos, abordagens e condições físicas que facilitam a integração das pessoas com deficiência. Consulte o programa aqui.
