Evento
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Todos de alguma forma ouvimos falar, conhecemos ou nos cruzamos, no dia-a-dia, com pessoas com deficiência. Mas sabemos mesmo o que é a pessoa com deficiência? Como reagimos na presença de uma pessoa com deficiência? Sabemos como comunicar com ela, interagir, incluir no quotidiano? Já parámos para pensar quem é, como é que vive, do que é capaz, como se sente, como pensa, que interesses tem, o que deseja, o que sonha?
A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, aprovada pela ONU em 2006, define pessoas com deficiência como aquelas “com incapacidades duradouras físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, que em interação com várias barreiras podem impedir a sua plena e efetiva participação na sociedade em condições de igualdade com os outros”.
A imagem da pessoa com deficiência, muito embora progressos feitos nas últimas décadas, ainda persiste como a de sujeito passivo, dependente, incapaz, para o que muito têm contribuído as barreiras físicas, sociais, tecnológicas, políticas, entre muitas outras, desconhecendo-se quem verdadeiramente são.
Na verdade, as pessoas com deficiência têm modos de sentir o mundo, capacidades, formas de apender, comunicar e de interagir capazes de nos surpreender, divertir e até sensibilizar para, de forma comprometida, apoiar no seu esforço diário de adaptação a uma sociedade desajustada das suas necessidades de desenvolvimento individual, realização pessoal e pertença social.
Inclusão é a chave. Uma sociedade inclusiva, onde todos, sem exceção, se interconectam, se desenvolvem, se realizam, contribuem e recebem, no âmbito das suas capacidades e potencial, deve ser o papel de cada um e de todos, quer cidadãos, quer sectores económico, social, político.
Além do trabalho realizado por outros serviços municipais, nos Centros de Educação para a Sustentabilidade (CE.ES) do Município do Porto tentamos adaptar os nossos conteúdos, abordagens e condições físicas para facilitar a integração das pessoas com deficiência. Por exemplo, desenvolvem-se atividades nas Hortas Pedagógicas (hortas essas adaptadas para pessoas em cadeiras de rodas, através da sobre-elevação de talhões de cultivo) ou atividades especificas a pedido. Ver o Programa de Educação para a Sustentabilidade 2022/23 aqui