Evento
O CIIMAR e o Município do Porto promovem no dia 28 de abril uma saída de campo noturna para a observação e identificação dos anfíbios dos charcos do Parque da Cidade do Porto.
A sessão é dirigida a famílias com crianças a partir dos 6 anos, terá início às 21:00, e uma duração de 120 minutos. A participação é gratuita, mediante inscrição.
As inscrições encontram-se encerradas.
Este evento visa celebrar o “Save the Frogs Day”, uma iniciativa mundial se realiza desde 2009 com o objetivo sensibilizar para a importância dos anfíbios e da sua conservação, e integra-se no projeto MoRe Porto – Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto.
No Parque da Cidade existem 5 espécies de anfíbios, a maior diversidade possível de encontrar nos parques ou jardins do Porto.
O projeto MoRe Porto – Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto visa o aumento do conhecimento, valorização e recuperação das pequenas massas de água urbanas do Porto. Tem como objetivos principais o aumento do conhecimento das zonas húmidas da cidade através do seu mapeamento, inventário biológico e caracterização, e posterior implementação de medidas de restauro e criação de novas massas de água, de forma a promover a biodiversidade e otimizar os serviços destes importantes ecossistemas. Faz ainda parte deste projeto o desenvolvimento de ações de educação e sensibilização e formação sobre valor das Zonas Húmidas com escolas locais, população em geral, jardineiros e professores.
O projeto é promovido pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, contando com o Município do Porto, a Fundação de Serralves, Jardim Botânico UP e a Empresa Municipal Águas e Energia do Porto como parceiros estratégicos.