19 Nov
Atividades

Rota das Árvores

Especiarias alimentadas a clorofila – Parque de S. Roque 

São histórias aromáticas de faca e garfo, contadas ao ar livre e polvilhadas com extrato de canforeira e outras especiarias que por entre os socalcos da Quinta de S. Roque vai encontrar. O repasto inclui caneleira, canforeira e loureiro entre outros paladares. A visita leva-o ainda a um labirinto, a um miradouro e a um palacete. Tudo mesmo ali ao lado do estádio da bola. 

Com origens que remontam ao final do século XVIII, a Quinta de São Roque da Lameira, tal como hoje a conhecemos, é, largamente, fruto das profundas intervenções a que seria sujeita a partir do início do século XX, organizando-se o jardim e o parque numa série de socalcos ao longo da encosta que se desenvolve nas traseiras da casa, exposta a sul e com soberbas vistas para o rio Douro.

Desses tempos permanecem emblemáticos elementos do período romântico, como a gruta e o seu mirante, envolvidos por um notável, diversificado, cosmopolita e já centenário conjunto arbóreo-arbustivo repleto de curiosidades. Nele se escondem, à vista de todos, parentes menos conhecidos, e igualmente aromáticos, de plantas tão presentes no nosso dia-a-dia como a caneleira, o loureiro e o eucalipto. Saberá reconhecê-las? Onde estarão? Isso, e muito mais, é o que será revelado ao longo desta visita.  

Local: Parque de S. Roque, Rua São Roque da Lameira 2040/Travessa das Antas 

Horário:  14h30–17h00