Evento
O Porto vai estar em Paris nos Prémios Europeus do CDP , como cidade que integra a lista A do “Carbon Disclosure Project” (CDP).
O objetivo desta cerimónia é a de promover o debate e a inspiração dos grandes decisores para ações urgentes no combate às alterações climáticas.
Sob o tema “Transformar a norma”, líderes políticos, empresários, cientistas e jornalistas de toda a europa, debatem o que é preciso fazer para a transição da nossa economia e sociedade para um modelo mais sustentável, compatível com os limites do nosso planeta.
O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, é orador convidado para o painel “Transformar a norma sobre o clima: quão sérios devem parecer os planos de transição de 1.5°C” .
Estar na lista A do CDP significa o reconhecimento dos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e criar resiliência aos impactos das alterações climáticas. O Município do Porto está entre os distinguidos há dois anos consecutivos. Para atingir a classificação A, a mais elevada, os municípios devem apresentar um inventário de emissões em toda a cidade. Além disso, devem ter definida uma meta de energia renovável para o futuro e ter publicado um plano de ação climática. O CDP considera, ainda, a avaliação de risco e vulnerabilidade climática feita pelas cidades, assim como para a existência de um plano de adaptação climática para demonstrar como irá enfrentar os riscos climáticos.
Entre as várias medidas assumidas para atingir a neutralidade carbónica, encontra-se em marcha o Pacto do Porto para o Clima. A elas se acresce o crescente recurso, a eletricidade proveniente de energias renováveis nas infraestruturas e edifícios municipais, assim como a aposta numa mobilidade mais sustentável. De forma a melhor se adaptar aos riscos impostos pelas mudanças climáticas, o Município do Porto quer duplicar a área verde, com a plantação de árvores nativas, o aumento da permeabilidade do solo e com soluções baseadas na natureza na reabilitação e construção.