Evento
A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Nasceu pelas mãos da WWF (World Wide Fund for Nature), em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora para chamar a atenção para a importância de combater as alterações climáticas.
No último sábado de março pode apagar as luzes na Hora do Planeta relembrando a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Saiba mais sobre as iniciativas da Hora do Planeta aqui horadoplaneta.pt
O Município do Porto está focado durante todo o ano na redução da emissão de gases com efeito de estufa na cidade, nomeadamente nas emissões associadas à produção e consumo de energia. Para isso, o Porto assumiu um conjunto de medidas energéticas como o fornecimento de eletricidade de origem 100% renovável a todas as infraestruturas municipais (evitando a emissão de 16.500 toneladas de CO2 por ano), a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED (permite a redução de 50% no consumo de eletricidade), e a instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais para produção e autoconsumo de eletricidade, contribuindo assim para reduzir a dependência energética, aliviar o consumo de energia da rede pública e aumentar a eficiência energética dos edifícios municipais (redução de 500 toneladas de CO2 por ano).
Além disso o Município do Porto desafia todos os cidadãos a subscrever o Pacto do Porto para o Clima, colaborando para a meta de atingirmos a neutralidade carbónica da cidade até 2030.
Saiba no episódio do Atelier da Boa Vida como podemos calcular a nossa pegada ecológica.