Evento
Local: Batalha Centro de Cinema
Data: 3 de abril
Horário: 15h00
“O Parque da Cidade do Porto não é apenas um refúgio, mas um ato de recriação do mundo – um lugar onde a paisagem não apenas se vê, mas se sente”. Inspirado no pensamento de Sidónio Pardal, arquiteto autor do projeto, o filme “Parque da Cidade: A Arte da Paisagem”, de André Tentúgal, é exibido esta quinta-feira, 3 de abril, na tela do Batalha Centro de Cinema.
A película do realizador portuense assume-se como um “tributo à harmonia entre a arquitetura e a natureza, à beleza que se esconde nos detalhes e ao simples prazer de estar no mundo”.
Na tela do Batalha vai ser possível desvendar os segredos daquele “santuário urbano”, “onde o desenho da paisagem não é uma imposição, mas um diálogo silencioso entre o humano e o natural”. “Um espaço que nos devolve a sensação de liberdade e pertença, onde a cidade respira e a vida flui sem pressa”.
A exibição do filme é motivo para um encontro sobre “A estética da paisagem na composição urbana da cidade”, que conta com o contributo de Sidónio Pardal, numa intervenção sobre “Referências históricas da arquitetura paisagista”.
Segue-se um debate com as visões de Álvaro Domingues, José Lameiras e António Choupina sobre a estética da cidade.
A sessão, marcada para as 15 horas, conta com a abertura pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, sendo o encerramento assumido pelo presidente, Rui Moreira.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
