Evento
O Município do Porto e o CIIMAR promoveram no dia 28 de abril, uma saída de campo noturna para a observação e identificação dos anfíbios dos charcos do Parque da Cidade. A sessão, dirigida a famílias, com crianças a partir dos seis anos, serviu para assinalar o “Save the Frogs Day”, uma iniciativa mundial que tem como objetivo sensibilizar para a importância dos anfíbios e da sua conservação.
Durante duas horas, cerca de 30 exploradores, aventuraram-se na escuridão do Parque, guiados pelos técnicos do CIIMAR e pelo som das rãs, que qual radar sinalizavam o destino.
Chegados ao primeiro charco, bem no centro do parque, os participantes foram recebidos por um coro de machos de Rã-verde (Pelophylax perezi). Foram avistados vários elementos desta espécie, desde adultos até larvas, ou girinos como habitualmente são designados, mas também larvas de libelinha e libélula. Foi visível o entusiasmo crescente, de miúdos e graúdos, à medida que se capturava, identificava e enquadrava, no ecossistema, mais um animal.
De seguida, os participantes irromperam pela escuridão do arvoredo em direção ao “charco maravilha” do Parque da Cidade, assim designado quer pela diversidade de espécies que concentra, quer pela raridade de algumas. Neste local, a rã-verde também marcava a sua presença pelas vocalizações dos machos, mas foram as larvas de salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) e as larvas e adultos de tritões-palmados (Lissotriton helveticus) que fizeram as delícias dos participantes.
Por entre macroinvertebrados e plantas aquáticas, na rede de uma criança, surgiu o mais desejado, a raridade da noite – a gigante larva de Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes). O seu curioso nome comum deve-se a uma espécie de unha negra que possui na base do metatarso das patas traseiras, e que usa para escavar os buracos onde se enterra.
No final da atividade, e após saberem um pouco mais sobre estes animais e algumas curiosidades, os participantes deixaram o habitat destes misteriosos seres, permitindo-lhe um regresso à normalidade, sem a perturbação humana.
Este evento no “Save The Frogs Day” integrou-se no projeto MoRe Porto – Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto e é o maior dia mundial de educação sobre anfíbios e ações de conservação.
Desde 2009 que centenas de pessoas realizaram mais de 1.500 eventos educacionais, em, pelo menos, 58 países. O “Save The Frogs Day” acontece todos os anos no dia 28 de abril.