Evento
Hoje, às 3h06, ocorre o equinócio de primavera no hemisfério norte e neste dia, o número de horas de luz é sensivelmente igual ao número de horas de escuridão.
Este fenómeno astronómico marca o início da primavera em muitos países do hemisfério norte, como Portugal. Há no entanto países que consideram o início das estações do ano do ponto de vista meteorológico e, neste caso, a primavera já terá iniciado no dia 1 de março e terminará a 31 de maio. Trata-se de uma divisão temporal que valoriza o estado do tempo, sendo a utilizada, por exemplo, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos seus boletins sazonais.
E na natureza, quando começa verdadeiramente a primavera? Os ritmos da natureza estão interligados com os fatores abióticos, como a temperatura, a precipitação e o fotoperíodo. Assim, a primavera na natureza inicia-se com a chegada das aves migratórias, o despertar da hibernação, a última etapa da metamorfose dos insetos, o crescimento das folhas nas árvores e o início da época de reprodução para muitos animais e plantas, que florescem abundantemente nesta altura, entre outros. No hemisfério norte, os países mais a sul como Portugal, são os primeiros a sentir esta primavera fenológica que varia de ano para ano com as variações do clima.