Evento
A energia é indispensável para toda a nossa atividade. Precisamos de energia nas nossas casas para cozinhar, tomar banho e todas as atividades do dia-a-dia, para as empresas na fabricação de novos produtos e funcionamento de todos os equipamentos de trabalho, no setor dos transportes, entre outros.
Grande parte da energia que consumimos ainda tem origem nos combustíveis fósseis, o que torna o setor energético o maior contribuidor para as alterações climáticas, pelas elevadas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), nomeadamente dióxido de carbono (CO2), que lhe estão associadas.
Na União Europeia (UE), 75% das emissões de GEE têm origem na produção e a utilização de energia, tornando urgente a descarbonização do setor energético, sendo este o foco de trabalho para a neutralidade carbónica e mitigação das alterações climáticas. Os Estados Membros da UE devem atingir a neutralidade carbónica até 2050.
O Município do Porto ambiciona atingir a neutralidade carbónica em 2030 e, por isso, foi selecionado pela Comissão Europeia para integrar a Missão “Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima”. O Pacto do Porto para o Clima é uma iniciativa do Município que visa envolver organizações e residentes rumo à neutralidade carbónica em 2030. A adesão a este pacto é voluntária, não vinculativa, sem custos e pode ser realizada a nível individual.