Evento
A Energia tem um papel fundamental na construção e desenvolvimento das cidades do futuro, principalmente enquanto motor das atividades ligadas à indústria, produção, comércio, serviços, mobilidade e transportes. As energias renováveis são por isso o principal aliado na transição climática, oferecendo-se como fontes inesgotáveis de energia livre de emissões de gases com efeito de estufa e por isso com impacto neutro no clima.
O Município do Porto está empenhado em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, normalmente associadas à utilização de fontes de energia fóssil, tendo reforçado o seu compromisso com a transição energética e a aceleração da descarbonização, face às metas nacionais e europeias. Fruto do lançamento do Pacto do Porto para o Clima– uma iniciativa que pretende envolver toda a cidade na redução das emissões, procurando replicar e disseminar o compromisso com a neutralidade climática por todos, organizações, entidades públicas e privadas e cidadãos. Com o Pacto do Porto para o Clima, o Porto pretende antecipar em duas décadas as metas de descarbonização, atingindo um balanço zero de emissões de gases com efeitos de estufa em 2030.
Para a transição energética, o Porto tem em curso um conjunto de projetos e iniciativas como promover a produção e consumo de energias renováveis, através da criação de Comunidades de Energias Renováveis, apostar na melhoria, expansão e diversificação da rede de transporte público municipal, com recurso a meio de transporte de emissões zero ou de baixo carbono, e aumentar a literacia energética dos cidadãos com vista a uma gestão mais eficiente e sustentável no lado do consumo. Neste âmbito, e para ajudar os cidadãos a melhor gerir o seu consumo e a eficiência energética das suas casas e organizações, o Município do Porto desenvolveu o Porto Energy Hub – PEH, uma one-stop-shop dedicada à literacia sobre energia, em colaboração com a Agência de Energia do Porto. O PEH pretende ser um local para promoção da poupança de energia e aumento de conforto na habitação, através de um espaço de proximidade, com o objetivo de dotar as famílias da informação necessária para reduzirem os seus custos com energia, através da implementação de medidas de eficiência energética e de produção descentralizada de energia renovável. Este espaço funciona no Gabinete do Munícipe.
O trajeto e ambição municipal rumo à descarbonização e transição energética foram alvo do reconhecimento da Comissão europeia, que selecionou o Porto como uma das cidades europeias a participar no Programa Missões da UE, como uma das 100 cidades inteligentes e neutras em carbono, que procura apoiar as cidades na transição energética e disseminar as melhores práticas e soluções de descarbonização. No desenrolar deste projeto, estão a decorrer até 20 de julho 2023, na Porto Innovation Hub, um conjunto de sessões, Ciclo de Conversas – Rumo à neutralidade Carbónica 2030 para discutir sobre o futuro da cidade do Porto, numa perspetiva de alinhar este futuro com o objetivo da neutralidade carbónica em 2030, em linha com o Pacto do Porto para o Clima.