Evento
Hoje é o Dia Nacional da Conservação da Natureza. Cerca de 80% dos habitats da União Europeia, tanto terrestres como aquáticos, encontram-se em mau estado de conservação. Por este motivo, a Comissão Europeia levou à aprovação dos Estados-membros a Lei de Restauro da Natureza, um regulamento que visa a regeneração a longo prazo da natureza danificada nas zonas terrestres e marítimas da União Europeia, para beneficio das pessoas, do clima e do planeta.
Este regulamento foi aprovado no passado mês de junho, com o voto favorável de Portugal, e cada Estado-membro deverá agora realizar o seu próprio Plano Nacional de Restauro da Natureza. Estima-se que por cada euro investido na recuperação da Natureza resultarão benefícios de, pelo menos, oito euros. O restauro da Natureza incidirá sobre habitats terrestres e marinhos, polinizadores, ecossistemas agrícolas, zonas urbanas, rios e planícies aluviais e florestas. Em meio urbano, o objetivo será aumentar a área de espaços verdes ou impedir sua a perda líquida e aumentar a cobertura arbórea.
Embora a aprovação da Lei de Restauro da Natureza seja um marco importante na história da União Europeia, já estão em curso muitas ações de recuperação de ecossistemas. Neste site, poderá consultar algumas das histórias de sucesso de restauro ecológico na Europa.
Também o município do Porto, há muito que se inspira na Natureza para recuperar e devolver aos cidadãos espaços verdes de qualidade, contribuindo para uma melhoria da sua qualidade de vida amenizar alguns dos efeitos das alterações climáticas e gerir de forma sustentada os recursos naturais. De entre os vários projetos em curso, que poderá consultar aqui, destacamos a criação de corredores ecológicos na zona de Campanhã que pode conhecer aqui.