08 Jun
Que dia é hoje?

Dia Mundial dos Oceanos

Os oceanos ocupam 71% da superfície terrestre e, apesar de nos referirmos a 5 oceanos diferentes, o Atlântico, o Pacífico, o Indico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico, não existem barreiras físicas que isolem estes oceanos uns dos outros, conforme foi comprovado pela primeira viagem de circum-navegação de que conhecemos registo, iniciada em 1517 pelo navegador português Fernão de Magalhães, que faleceu antes da conclusão da viagem em 1522.

Foi nos oceanos que se desenvolveram as primeiras formas de vida do planeta Terra, que produziram oxigénio pela primeira vez e permitiram a evolução da vida, para formas mais complexas, culminando com a conquista do meio terrestre.

Estima-se que cerca de um terço do dióxido do carbono de origem antropogénica seja absorvido pelos oceanos, contribuindo para mitigar os efeitos das alterações climáticas. No entanto, o aumento do dióxido de carbono nos oceanos contribui para a acidificação da água que, por sua vez, dificulta a formação das estruturas de que são feitas as conchas e os corais, levando à perda de biodiversidade.

A sobre exploração dos recursos marinhos e a poluição, quer química quer física, sobretudo devido às grandes quantidades de plástico que constituem o lixo marinho, são outros fatores que contribuem para a deterioração deste importante ecossistema e por isso Portugal integra o Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano, que permita a utilização dos recursos dos oceanos de forma sustentada.

O Município do Porto tem apostado na melhoria da gestão do ciclo urbano da água, nomeadamente no sistema público de drenagem de águas residuais, de modo que todas as águas residuais são tratadas numa das duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo e de Sobreiras. Este esforço contribuiu em grande medida para a atribuição de Bandeira Azul às zonas balneares da cidade do Porto, galardão que certifica, entre outros aspetos, a boa qualidade da água do mar.

Se quiser saber “Porque é que o mar é azul”, assista a este episódio do Programa Virtual de Educação Ambiental.