Evento
Hoje é o Dia Mundial do Solo.
O tema proposto pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, para as comemorações do Dia Mundial do Solo em 2023, é “Solo e água: fontes de vida” que nos remete para a importância do solo no ciclo da água. Um solo saudável, rico em matéria orgânica e protegido da erosão pela vegetação, constitui um filtro natural que purifica a água da precipitação, permitindo uma infiltração lenta até às camadas mais profundas, onde fica armazenada.
De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2023, as águas subterrâneas representam 99% de toda a água doce líquida da Terra e fornecem, atualmente, metade do volume captado para uso doméstico pela população global e cerca de 25% de toda a água utilizada para irrigação. Os reservatórios de água subterrânea são, deste modo, de primordial importância para fazer face aos períodos de escassez de água que se preveem cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas.
Em oposição, quando os fenómenos de precipitação extrema ocorrem, também eles com prognóstico de maior frequência e intensidade, é fundamental que grande parte dessa água se infiltre e reponha as reservas dos lençóis freáticos. Este fenómeno de infiltração só ocorre com sucesso se o solo for permeável e estiver protegido da erosão pela vegetação.
O solo desempenha também um papel essencial no ciclo do carbono. A primeira camada de solo alberga uma imensidão de seres vivos decompositores, responsáveis por decompor a matéria orgânica dos restos de animais e plantas em frações mais pequenas. Esta matéria orgânica é muito rica em carbono, o principal composto dos seres vivos, e é responsável por melhorar a estabilidade estrutural do solo, ao promover a formação de agregados que, juntamente com a porosidade da fração mineral do solo, garantem o arejamento e infiltração de água suficientes para suportar o crescimento das plantas e para repor as reservas de água subterrâneas, atuando ainda como filtro e melhorando a qualidade da água infiltrada. Devido a esta intervenção no ciclo do carbono, estima-se que cerca de 80% do carbono encontrado nos ecossistemas terrestres se encontre no solo. Este valor de fixação de carbono apenas é superado pelos oceanos.
Para saber mais sobre as características de um solo saudável e a sua relação com a vegetação, assista a este episódio do Programa Virtual de Educação Ambiental.