Evento
Designamos por mosquitos cerca de 2.500 espécies de insetos com distribuição mundial e a maioria destas espécies passam despercebidas pois vivem das plantas e do néctar da fruta. Calcula-se que as fêmeas de 6% destas espécies de mosquitos alimentam-se de sangue, tanto de seres humanos como de outros mamíferos, que necessitam para o desenvolvimento dos seus ovos.
As picadas da maioria destes mosquitos são inofensivas, provocando reações alérgicas no local da picada, resultantes de toxinas injetadas pelo mosquito durante a perfuração da pele. No entanto, algumas espécies destes mosquitos sugadores de sangue são responsáveis pela transmissão de doenças graves aos seres humanos.
O Dia do Mosquito foi instituído por Ronald Ross, médico britânico de naturalidade Indiana, que descobriu o processo de contaminação do organismo humano pela malária, em 1897, pelo mosquito Aedes aegytpi, tendo sido agraciado com o Nobel da Medicina de 1902, devido a esta descoberta.
Doenças como a malária, dengue, febre amarela e zika, podem ser fatais e são transmitidas pelas picadas das fêmeas dos mosquitos que vivem em países tropicais e equatoriais. Se vai viajar para um desses países informe-se antecipadamente no site da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante e da Direção Geral de Saúde – consulta do viajante.