Evento
Em 2024, as comemorações do Dia Mundial do Ambiente sob o lema #GeraçãoRestauração, são dedicadas às ações de restauro dos ecossistemas, revertendo a degradação dos solos e a desertificação e aumentando a resiliência à seca. No site do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente dedicado a este dia comemorativo, encontra um guia prático com medidas simples que podem ser implementadas por instituições públicas, privadas, organizações não-governamentais e individualmente pela população. O restauro da Natureza e a recuperação das zonas degradadas é fundamental para a adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas mas estas ações são já o fim de linha. Preservar os ecossistemas e os recursos existentes será certamente mais vantajoso, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista ambiental.
Os padrões de consumo modernos estão a esgotar os recursos naturais e os serviços dos ecossistemas mais rapidamente do que a sua regeneração. O Dia da Sobrecarga do Planeta representa o dia em que consumimos todos os recursos naturais e esgotamos os serviços dos ecossistemas que a Natureza consegue regenerar naturalmente, num ano. O Dia da Sobrecarga do Planeta é calculado dividindo a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano), pela Pegada Ecológica da Humanidade (o padrão de consumo da Humanidade para esse ano), e multiplicando por 365 (o número de dias em um ano). O Dia da Sobrecarga do Planeta é habitualmente divulgado no Dia Mundial do Ambiente, mas os cálculos já estão realizados e divulgados aqui para vários países. Em 2024, a União Europeia atingiu o limite do consumo sustentável de recursos no dia 3 de maio e Portugal teve o seu Dia da Sobrecarga no dia 28 de maio. A partir destas datas, estamos a degradar os ecossistemas, nomeadamente o solo, os recursos hídricos e a capacidade de resiliência do planeta, dificultando muito as ações da #GeraçãoRestauração.
Calcule aqui a sua pegada ecológica e descubra quais são os hábitos de consumo que mais contribuem para o seu Dia de Sobrecarga – são estes que podem também fazer a diferença na sua saúde e orçamento familiar!