Evento
As Leguminosas são um grupo muito diverso de plantas terrestres com flor, incluindo árvores, e cujo fruto mais frequente é a vagem, possuindo ainda a particularidade de estabelecer relações simbióticas com bactérias fixadoras de azoto atmosférico. O dia mundial das leguminosas é dedicado a um grupo particular destas plantas, que podemos designar leguminosas-grão, em inglês pulses, onde se incluem os vários tipos de feijão, lentilhas, grão-de-bico, entre outros, que são utilizados na alimentação humana e na pecuária, mas também na melhoria dos solos agrícolas.
O azoto é o principal componente da atmosfera terrestre, mas as plantas não têm a capacidade de o utilizar, necessitando que ele passe por uma transformação no solo, para que fique disponível para ser absorvido. Esta transformação do azoto atmosférico é realizada também pelas bactérias fixadoras de azoto atmosférico que formam a simbiose com as leguminosas, traduzindo-se numa enorme vantagem, não só para a planta em si, que garante um fornecimento deste nutriente essencial ao seu desenvolvimento, como também permitindo reduzir a quantidade de adubação azotada necessária, melhorando a estrutura do solo e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.
Outra característica importante das leguminosas-grão, realçada pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, reside no elevado valor nutricional da proteína destes alimentos que, quando conjugados com os cereais, fornecem todos os aminoácidos essenciais à alimentação humana.
Saiba mais sobre a utilização das leguminosas-grão neste guia preparado pela Associação Portuguesa de Nutrição.
