Evento
O Dia Mundial da Vida Selvagem, proclamado pela Organização das Nações Unidas, comemora-se na mesma data da adoção da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES), que comemora este ano o seu 50º aniversário. Esta Convenção tem como objetivo assegurar que o comércio internacional de espécimes de animais e plantas selvagens não constitua uma ameaça para a sobrevivência dos mesmos nos seus locais de origem.
O objetivo deste Dia Mundial é, a par de alertar os cidadãos para a importância da conservação da vida selvagem, sobretudo das espécies ameaçadas, demonstrar os benefícios que a proteção dessas espécies tem para a vida no planeta e para a sobrevivência do ser humano.
O contacto com a natureza é fundamental para o bem-estar humano e são muitos os estudos que estabelecem uma relação positiva entre as várias dimensões do bem-estar humano – saúde, em particular saúde mental, sentimento de segurança, relações sociais e liberdade de escolha e ação – com a biodiversidade em meio urbano (Rosa Reyes-Riveros, et al, 2021).
Embora apresentando um território bastante consolidado do ponto de vista de edificação, podemos encontrar na cidade do Porto um grande número de espécies de animais que habitam os vários espaços verdes da cidade. No caso das aves, as 69 espécies identificadas na cidade representam 23% do número total de espécies descritas para o distrito do Porto, sendo cerca de metade destas espécies pertencentes aos Passeriformes. Este valor é ainda mais interessante para as 7 espécies de anfíbios e 7 espécies de répteis identificadas, que correspondem a 70% e 54%, respetivamente, do número total de espécies identificadas na Área Metropolitana do Porto (Estudos de caracterização e diagnóstico de suporte à revisão do PDM – Estrutura Ecológica e Biodiversidade, 2018).
As espécies de animais e plantas selvagens da cidade são as protagonistas da série “De binóculos no sofá” do Programa Virtual de Educação Ambiental, conheça-as aqui.
O tema das comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem 2023, “Parcerias para a Conservação da Vida Selvagem”, é um reconhecimento da importância dos países signatários da CITES e de todas as parcerias estabelecidas entre as várias entidades ao serviço da conservação da vida selvagem a nível mundial.
Saiba mais sobre os eventos previstos para esta comemoração no site oficial do evento aqui.