Evento
A Meteorologia é a ciência que estuda os fenómenos na atmosfera terrestre e os diferentes processos e interações entre a atmosfera e a superfície do planeta, e cujo conhecimento é aplicado, entre outras áreas, na previsão do estado do tempo. O termo “meteorologia” vem do grego “meteoros” que significa “no alto do céu” e foi um termo primeiramente utilizado pelo filósofo Aristóteles em 340 a.C., no seu livro “Meteorológica”. Desde a antiguidade que o homem tem a curiosidade de entender os fenómenos atmosféricos e procura desvendar o mistério da capacidade de antecipar e prever do estado do tempo no futuro.
A implementação de um dia dedicado à meteorologia e celebrado mundialmente foi proposta pela Organização Meteorológica Mundial e ocorreu pela primeira vez em 1960, e anualmente procura reforçar o papel do alerta precoce na prevenção e redução de riscos naturais.
Os eventos climáticos extremos (precipitação, vento, tempestades, entre outros) estão a tornar-se cada vez mais frequentes e intensos, em grande parte como resultado das alterações climáticas. A meteorologia assume um importante papel na previsão e antecipação destes fenómenos, tornando-se uma aliada fundamental das entidades de emergência e proteção civil.
Em território nacional, a meteorologia está a cargo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que assume as responsabilidades dos domínios do mar e atmosfera, e que gere, regista, monitoriza o clima e prevê o estado do tempo para o país e regiões autónomas.
Desde 2015 que o Município do Porto conta com um Centro de Gestão Integrada (CGI), um centro que congrega num único local as funções operacionais de diversos serviços municipais que atuam em áreas chave da cidade, como mobilidade, segurança, socorro, proteção civil e ambiente. Dado o seu carácter inovador na gestão transversal e integrada, o CGI vem proporcionar ao Município atingir um novo patamar de eficiência e capacidade na resposta em situações de intervenção multidisciplinar, nomeadamente na resposta a eventos climáticos extremos.
Para saber mais sugerimos que assista ao episódio “De onde vem a água da chuva?”, da série Ambiente descomplicado.