Evento
A eficiência energética diz respeito ao melhor aproveitamento possível da energia produzida, reduzindo ao mínimo todas as perdas no decorrer dos processos energéticos e, por conseguinte, todos os impactos negativos que estão associados ao consumo, extração e processamento de novos recursos. Por outras palavras, garantir que toda a energia consumida (e paga!), é efetivamente utilizada e aproveitada para o fim a que se destina, garantindo o máximo de resultados com o menor consumo de energia possível.
Por exemplo, a utilização de lâmpadas LED na iluminação é uma medida de eficiência energética, pois toda a eletricidade consumida pela lâmpada é transformada em luz, quase sem perdas sob a forma de calor que, neste caso concreto, representariam perda de energia. Era o que acontecia com as antigas lâmpadas de filamento, em que uma grande parte da energia consumida era perdida sob a forma de calor, sem qualquer interesse para o objetivo de iluminação. Este facto era facilmente constatável pela elevada temperatura que a lâmpada atingia, pouco tempo depois de ser ligada, o que não acontece com as lâmpadas LED.
Para além da eficiência energética relacionada com os aparelhos elétricos e eletrónicos, facilmente acessível ao consumidor através da etiqueta energética, é possível também melhorar a eficiência energética das habitações no que diz respeito ao conforto térmico. A par da utilização de equipamentos de climatização eficientes, com melhor classificação na etiqueta energética, é também importante implementar medidas que reduzam as perdas de calor no inverno e entrada de calor no Verão, e que passam por aplicar isolamento em paredes, telhado e caixilharias. No Balcão Porto Energy Hub encontra informação e apoio para avaliação da sua habitação e seleção das medidas mais adequadas a implementar para melhorar o conforto térmico. Poderá ainda obter ajuda na candidatura a financiamento para a implementação dessas mesmas medidas.
Saiba mais em AdE Porto – Agência de Energia do Porto | AdEPorto .
