Evento
Com vista ao desenvolvimento de uma consciência ambiental coletiva, que conduza à mudança/adoção de comportamentos em prol de uma sociedade mais sustentável, o Município do Porto alinha as suas ações de educação ambiental com as áreas estratégias prioritárias para a cidade, centradas nas metas de circularidade, de promoção do património natural, da descarbonização e adaptação às alterações climáticas e de implementação de soluções baseadas na Natureza.
O envolvimento dos cidadãos na cocriação de projetos para o planeamento da cidade tem-se afirmado como uma abordagem inovadora e eficaz para enfrentar os desafios ambientais e sociais em áreas urbanas. Esta participação ativa dos cidadãos é mais eficaz na mudança de comportamentos, pois promove uma maior consciência sobre as questões ambientais que influenciam a qualidade de vida, fortalecendo o sentido de comunidade e fomentando a adoção de práticas mais sustentáveis, constituindo, assim, uma poderosa forma de educação ambiental.
Atualmente, o Município do Porto tem a decorrer mais um processo de participação e envolvimento da comunidade na recuperação de um espaço verde da cidade. Trata-se da recuperação da Quinta de Salgueiros, também conhecida como Quinta dos Ingleses, situada junto à Via de Cintura Interna e Ecocentro das Antas. O projeto de intervenção neste espaço de pretende recuperar os vários biótopos existentes – floresta, ribeira e prado – através da implementação de várias soluções de ecologia urbana que poderão ser replicados noutros locais da cidade ou noutras paisagens semelhantes na Europa. Se mora ou trabalha perto, se tem memórias ou conhece este o espaço, ou se quer saber mais e acompanhar o desenvolvimento deste projeto, participe preenchendo este questionário, cujo objetivo é recolher necessidades e validar potenciais impactos sociais que a recuperação deste espaço verde poderá vir a ter.
