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Os primeiros desenhos de um veículo de duas rodas semelhante a uma bicicleta, que se conhecem no mundo ocidental, são atribuídos a Leonardo da Vinci no século XV. Já na China, a invenção da bicicleta é atribuída ao chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2500 anos.
Os primeiros modelos de bicicleta não tinham pedais e eram construídos em madeira e ferro, sendo pesados, pouco práticos e difíceis de manobrar. A revolução industrial acrescentou os pedais metálicos, a corrente de transmissão e, por fim, os pneus de borracha e câmara de ar que, no fim do séc. XIX, deram origem à bicicleta precursora dos modelos atuais.
Independentemente do modelo escolhido, a bicicleta assumiu durante o século XX um papel importante na conquista da independência na mobilidade, apresentando-se como um meio de transporte com custo de aquisição, manutenção e circulação muito mais económico do que um veículo automóvel e, por isso, acessível a um maior número de utilizadores. A preocupação com a emissão de gases com efeito de estufa associada à utilização de combustíveis fósseis e o congestionamento de tráfego nos centros urbanos, popularizou ainda mais o uso de bicicleta como meio de transporte suave no século XXI.
Na cidade do Porto existem 54 Km de ciclovias e 91 pontos de estacionamento ao longo dos percursos e nas estações de Metro e Comboio. A intermodalidade nos transportes públicos e a possibilidade de transportar a bicicleta no Metro, comboio ou autocarro STCP, veio facilitar a deslocação de bicicleta em distâncias maiores.
Para além de todas estas vantagens enquanto meio de transporte, andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular, melhorando o tónus muscular e a saúde em geral. Aproveite este fim de semana para um passeio de bicicleta descontraído em família nas ciclovias do Porto.