Evento
A promoção dos modos de deslocação suave em meio urbano é um dos principais desafios das cidades na resolução dos problemas associados ao excesso de trânsito devido à utilização de automóvel individual. Para incentivar esta transição é necessário que existam condições para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis nas suas deslocações diárias.
A fim de facilitar e incentivar a utilização de modos suaves de deslocação dentro da cidade, em detrimento dos automóvel individual, o Município do Porto está a implementar uma rede de percursos prioritários para meios de mobilidade suave que abrange cerca de 30 Km de arruamentos e estabelece, em alguns casos, uma velocidade máxima de circulação automóvel de 20Km/h, com prioridade para o peão e modos suaves, num conceito de partilha do espaço público.
A primeira fase deste programa, intitulado Rede 20, foi implementada no Centro Histórico e já está concluída, estando em curso a segunda fase em ruas da zona central da cidade. A Rede 20, as ciclovias, os pontos de aparcamento para bicicletas e a possibilidade de transporte de bicicletas nos transportes coletivos, são investimentos de longo prazo, importantes na promoção da mobilidade e da melhoria da qualidade de vida na cidade, permitindo aos seus cidadãos adquirirem estilos de vida mais sustentáveis e confortáveis.