Evento
Hoje é o Dia Mundial da Árvore. Cada árvore na cidade é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo, a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse dos citadinos.
A presença de árvores no meio urbano é por isso determinante para a saúde ambiental e humana, ultrapassando já o clássico conceito de elemento estético. Vários estudos realizados nas cidades demonstram de forma clara que quantas mais árvores estão presentes numa cidade, mais saúde física e psicológica têm os seus cidadãos.
No Porto, existem 66.741 árvores públicas, das quais 239 são classificadas ou pertencem a conjuntos arbóreos classificados, distribuídos por arruamentos arborizados, escolas, cemitérios e principais praças e jardins da Cidade. Esta inventariação é um processo dinâmico, que o Município gere de forma contínua. Pode consultar informação sobre as árvores da cidade no Portal de Informação Geográfica do Porto.
Para reforçar esta população arbórea da cidade, nas últimas semanas o Município do Porto tem vindo a plantar árvores autóctones, para a promoção da melhoria da qualidade de vida de todos. Exemplo disso foram as dezenas de plantações recentemente realizadas no Parque do Covelo, em Paranhos. No âmbito da mesma estratégia, também no Parque da Cidade foram já plantadas 150 árvores – azinheiras, azevinhos e nogueiras.
Estas ações estão inseridas na estratégia de arborização do Município do Porto que, contam a ajuda da campanha “Rolha a rolha, semeia a recolha”. O projeto, que junta a Porto Ambiente, a LIPOR e a Quercus, contou com 61 espaços aderentes, que recolheram cerca de 67.500 rolhas, o equivalente a 337,7 quilos. Por cada 50 rolhas entregues, o Município recebeu uma árvore: 1.351 ao todo, que serão plantadas, também, no Parque Oriental, no Parque de S. Roque, na Quinta de Bonjóia e nos Jardins do Palácio de Cristal.
Estas árvores são um contributo adicional ao já previsto pela Câmara do Porto para a cidade.
Até final de abril, os parques e ruas portuenses vão ganhar 2.544 novas árvores, entre azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros.