Evento
Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. O tema proposto pela FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura) para o dia mundial da alimentação deste ano é “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, focando a importância de garantir o acesso universal a alimentos nutritivos, seguros, acessíveis e sustentáveis, destacando o papel crucial da diversidade alimentar em todos os níveis, desde os campos e redes de pesca até os mercados e lares.
A ligação entre a alimentação saudável e o desenvolvimento sustentável é uma temática cada vez mais importante no contexto atual. De facto, as escolhas alimentares que fazemos diariamente têm impactos que vão muito além da nossa saúde individual. O que consumimos afeta não só o nosso bem-estar físico e mental, mas também a saúde do planeta, a equidade social e a economia global.
Comer de acordo com as estações do ano é uma forma de garantir a diversidade alimentar, contribuindo também para a segurança e sustentabilidade alimentar. Os alimentos sazonais são mais saborosos por serem cultivados na época do ano mais favorável ao seu desenvolvimento o que permite que sejam colhidos no seu ponto ideal, sendo por isso mais nutritivos e benéficos para a saúde.
Esta sazonalidade alimentar convida-nos a uma maior conexão com o território e com a cultura alimentar, incentivando práticas agrícolas mais responsáveis e um consumo consciente. Este respeito pelo ciclo natural dos alimentos não só enriquece a nossa dieta, mas também protege o ambiente, apoia a economia local e promove a diversidade e segurança alimentar ao preservar as variedades regionais de certos alimentos. Um destes exemplos, bem próximo da cidade do Porto, é a Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar, dedicada à defesa e salvaguarda da receita original deste caldo, confecionado com a variedade local de nabo cultivado em Gondomar: o nabo de São Cosme.