Evento
Com o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, “Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás”, a FAO (Organização das nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) pretende alertar para a importância da água na produção de alimentos, quer no caso da agricultura, quer no caso da produção aquática, como a pesca por exemplo. A poluição do meio aquático e degradação do ecossistema afeta diretamente 600 milhões de pessoas e 2.4 mil milhões de pessoas são afetadas pela escassez de água, de acordo com a FAO.
As nossas preferências alimentares e a forma como produzimos e consumimos os alimentos, afetam direta ou indiretamente a qualidade da água e está ao alcance de cada um de nós, no nosso dia-a-dia, alterar hábitos de consumo.
A escolha de alimentos produzidos em modo biológico e regenerativo, locais e sazonais, contribui para uma alimentação mais saudável pois permite a aquisição de alimentos mais frescos, variados e produzidos com o menor impacto no ecossistema, protegendo o solo e as linhas de água.
No Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto, realiza-se ininterruptamente há 20 anos uma das mais antigas feiras de produtos de agricultura biológica do país.
Se ainda não conhece, faça uma visita à Feira de Produtos Biológicos, com entrada pelo Beco de Carreiras, à Vilarinha, todos os sábados de manhã, das 8h30 às 13h30.
Na série “Biodiversidade em casa” do Programa Virtual de Educação Ambiental encontra várias sugestões para produzir alimentos em casa, como por exemplo, “Cultivar plantas para sopas e saladas”.