Evento
De acordo com um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o número de desastres naturais quintuplicou nas últimas cinco décadas devido às alterações climáticas e à melhoria do registo dos mesmos. Porém, graças a sistemas de prevenção e alerta, o número de mortes é quase três vezes inferior.
O Porto é um Município alinhado com a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, pelo que promove atividades em prol da preparação, gestão e redução de riscos, bem como a divulgação de informação junto dos munícipes sobre medidas preventivas e condutas de autoproteção face aos riscos existentes e cenários previsíveis.
A cidade do Porto é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Cidade Resiliente”, uma campanha que encoraja as cidades a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes e que tem como objetivos reduzir o risco com enfoque na prevenção, antecipar a incerteza e ameaça e resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.