17 Abr
Que dia é hoje?

Dia Internacional de Valorização dos Morcegos

Os morcegos são pequenos mamíferos de hábitos noturnos que voam com as mãos e veem com os ouvidos.

As mãos dos morcegos possuem uma membrana designada por patágio, que liga os dedos entre si, ligando também a mão à lateral do corpo, conferindo-lhes a capacidade de voar.

Todos os morcegos têm boa visão, mas eles orientam-se preferencialmente por ecolocalização, processo pelo qual um animal usa os ecos dos sons que produz para localizar os objetos que o rodeiam. Esta característica pois permite que os morcegos encontrem com precisão, na mais absoluta escuridão, insetos extraordinariamente pequenos que seriam praticamente invisíveis para um animal que dependesse apenas da visão.

A maioria das espécies de morcegos é insetívora, incluindo-se neste grupo todas as 29 espécies existentes em Portugal. Cada morcego pode consumir numa noite cerca de metade do seu peso em insetos, refletindo bem a importância ecológica deste grupo no controlo das populações de insetos. Em muitos países, incluindo Portugal, os agricultores já estão a utilizar os morcegos em programas de proteção integrada, de modo a minimizar o uso de pesticidas e fertilizantes, que têm um impacte negativo no solo e na água.

Todas as espécies de morcegos, bem como os seus abrigos onde se refugiam, reproduzem e hibernam, são protegidos por convenções internacionais que já foram ratificadas por Portugal, pelo que não é permitido matá-los, nem confiná-los.

No Porto, como em muitas outras cidades, a espécie que se encontra mais facilmente é o morcego-anão. Nas noites de verão pode ser visto a alimentar-se dos insetos que caça junto dos candeeiros da iluminação pública e nos parques e jardins.

Há 14 anos que a equipa de Educação para a Sustentabilidade do Município do Porto celebra o Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus através da iniciativa “Noites de Morcegos”, para conhecer, ver e ouvir os morcegos do Porto.

O programa das Noites de Morcegos 2024 contará com 10 sessões em 10 espaços verdes da Cidade e estará brevemente disponível na Eco Agenda Porto.