Evento
Hoje é o dia Dia Internacional das Energias Limpas. A transição energética tem por objetivo a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia limpas, isto é, energias cuja produção e utilização não contribua com emissões de gases com efeito de estufa, os GEE. Esta mudança é a chave que conduz à descarbonização, processo indispensável para a redução da temperatura média do planeta como forma de mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Para o Município do Porto, a descarbonização da cidade, de forma a alcançar a neutralidade carbónica em 2030, é uma prioridade estratégica, assumida perante a cidade através do Pacto do Porto para o Clima, que convida cidadãos e organizações a atuar em sinergia com o município, partilhando e implementando ações concretas na redução das suas emissões de GEE. Uma das mais recentes iniciativas é a plataforma TECH4 Sustainability que se apresenta como uma atividade que promove a integração de soluções tecnológicas inovadoras nas políticas públicas, procurando mostrar como se pode contribuir para a redução da pegada ecológica e para a construção de uma cidade mais verde e sustentável. Encontre mais informação sobre as energias limpas no site deste projeto
Sabia que o Município do Porto apoia a instalação de painéis solares em habitações individuais, mediante uma redução no IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis? O balcão Porto Energy Hub, coordenado pela AdEPorto e instalado no Gabinete do Munícipe, tem como objetivo disponibilizar informação e apoio na implementação de projetos de eficiência energética e energias renováveis que contribuam para a independência energética dos munícipes.
