Evento
Hoje é dia de Ano Novo. A cada entrada de um novo ano também é tempo de olhar para trás. Aproveitamos por isso esta data para fazer um balanço de 2023 da Eco Agenda Porto.
1.471. Este é o número de subscritores que estão desse lado. Com a Eco Agenda Porto, em 2023, esperamos ter conseguido colocá-lo (a) sempre a par das iniciativas que promovemos e de oportunidades de colaborar, bem como as notícias mais relevantes sobre o que o Porto tem vindo a fazer para se tornar uma cidade mais sustentável.
Mas agora, é tempo de deixar o ano de 2023 para trás e planearmos novas resoluções para 2024. Ano Novo, Vida Nova!
Janeiro é o mês ideal para começar uma nova rotina. Temos duas propostas!
Sugerimos deixar para trás das costas o plástico, evitando a compra de garrafas desse material. Podemos, por exemplo, utilizar uma garrafa reutilizável e usar água da torneira. A água do Porto, de excelente qualidade, é 450 vezes mais barata do que a água engarrafada e é bem mais conveniente: basta abrir a torneira em vez de comprar e carregar garrafas ou garrafões. Além disso, evita-se descartar dezenas ou centenas de garrafas de plástico por ano.
E que tal comprar mais alimentos biológicos? A agricultura biológica respeita a saúde, os solos, as linhas de água e a biodiversidade porque não utiliza pesticidas nem fertilizantes químicos, potencia a rotação de culturas e a associação de plantas benéficas. Os alimentos biológicos podem ser bastante acessíveis quando comprados diretamente ao produtor. Sugerimos uma visita à feira de produtos biológicos, que se realiza todos os sábados no Parque da Cidade ou consulte a aplicação Hortee e encomende os produtos que deseja online, recolhendo-os num dos Good Food Hubs da Asprela.
Obrigada por estar desse lado. Bom Ano!
Eco Agenda Porto.