Evento
Como usar a Natureza para adaptar as cidades às alterações climáticas? | Conferência e visita
Conferência sobre a abordagem da cidade do Porto às soluções de base natural e visita à intervenção com coberturas verdes feita na Escola Básica de Falcão, bem como panorama sobre horta urbana e o novo Parque da Alameda de Cartes.
Dia: 31 outubro 2023
Horário: 9h00 – 16h00
Local: Porto Innovation Hub (9h00 – 14h00) e Escola Básica de Falcão (14h30-16h00)
Esta conferência realiza-se no âmbito da participação da cidade no Porto no Projeto LIFE-MYBUILDINGISGREEN – Aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para a adaptação local de edifícios educativos e sociais às alterações climáticas.
Numa europa cada vez mais urbanizada e a sofrer os impactos das alterações climáticas, a Natureza – rica em soluções inteligentes e eficientes para os desafios das cidades – precisa urgentemente de ser resgatada para estes espaços.
As soluções baseadas na natureza, além da adaptação às alterações climáticas, permitem promover a biodiversidade, respeitar o ciclo natural da água na cidade, aumentar a capacidade de armazenamento de carbono, valorizar os solos, reduzir o consumo de energia, tornando as cidades mais agradáveis e mais confortável para todos os seus residentes e utilizadores.
São, por regra, soluções sustentáveis, económicas, multifunções e flexíveis para vários desafios ambientais, embora não estejam isentas de grandes desafios, quer à sua instalação, quer à sua manutenção.
PROGRAMA
09h00: Acolhimento no Porto Innovation Hub
9h30: Abertura. Filipe Araújo, Vice-Presidente do Município do Porto e Vereador dos Pelouros do Ambiente e Transição Climática bem como da Inovação e Transição Digital
9h45: Como aumentar a permeabilidade das cidades? José Lameiras, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
10h15: Como potenciar as coberturas dos edifícios? Paulo Palha, Presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes
10h45: Pausa para café
11h15: O projeto My Building is Green – aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para a adaptação local de edifícios educativos e sociais às alterações climáticas. Miguel Vega, Consejo Superior de Investigaciones Científicas
11h30: Protótipos de Soluções Baseadas na Natureza aplicadas na Escola da Horta das Figueiras, em Évora. Andrea Gonçalves, Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central
11h45: A abordagem da cidade do Porto às Soluções Baseadas na Natureza. Pedro Pombeiro, Diretor do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental do Município do Porto
12h00: Debate
12h45: Almoço volante (no Porto Innovation Hub)
14h00: Deslocação em autocarro do Município até à Escola Básica de Falcão
14h30: Visita à intervenção com coberturas verdes feita na Escola Básica de Falcão, bem como panorama sobre horta urbana e o novo Parque da Alameda de Cartes
16h00: Final da visita e transporte para o ponto de partida (Porto Innovation Hub)
PARTICIPANTES ESPERADOS
Este encontro destina-se principalmente a técnicos municipais, arquitetos e projetistas, promotores de projetos urbanísticos, docentes e alunos universitários da área da arquitetura e arquitetura paisagista.
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
A capacidade máxima do auditório do Porto Innovation Hub é de 70 pessoas.
A capacidade máxima de participantes para a visita à Escola de Falcão é de 40 pessoas.
INSCRIÇÕES AQUI ATÉ AO DIA 23 DE OUTUBRO (por uma questão logística muito agradecemos que quando faça a inscrição esteja em condições de confirmar se a mesma é para a conferência da manhã, almoço e visita ou apenas para parte do programa)
Localização do evento: Porto Innovation Hub (9h00 – 14h00) e Escola Básica de Falcão (14h30-16h00)
O Porto Innovation Hub está localizado no Largo do Dr. Tito Fontes 15 (Junto à Estação de Metro da Trindade, pelo que se recomenda a deslocação em Metro)
A Escola Básica de Falcão está na Rua de Falcão 708.
Proporcionaremos deslocação em autocarro do Município entre o Porto Innovation Hub e a Escola de Falcão (para os participantes inscritos na visita da tarde)
Mais informações: dm.gestaoambiental@cm-porto.pt